domingo, 8 de março de 2015

BALANÇANDO A ÁRVORE - DIA DAS MULHERES

Hoje, 08 de Março. Dia Internacional da Mulher. Antes de parabenizar as mulheres em "modus automatic" pelo seu dia oficial, gostaria de instigar todos a conhecer um pouco melhor a origem desse dia e sua importância. Pois dia da mulher, convenhamos, são todos os 365 dias do ano. Assim como o dia das mães, dos professores, das crianças, dos negros, dos índios e de tantos outros. A humanidade precisa amadureçer além de sua infinda e retardada adolescência e abandonar de vez esse modelo social machista e patriarcal, assim como esse modelo de estado policial e punitivo para mais inspirador e educativo. Aproveitar a carona e substituir esse modelo monetarista ganancioso, competitivo e falido por um mais colaborativo e humanitário. Proponho que façamos do nosso dia-a-dia, oportunidades perene de questionar os sistemas e os conceitos vigentes para conseguir nos despir de nossos preconceitos e limitações. Não advogo aqui, ao dizer que todos os dias deveriam ser o dia da mulher e de tantos outros, que deixemos de ter essas datas comemorativas. Mas sugiro que as tranformemos em datas lembranças. Simplesmente porque limitar essas datas à meras comemorações e parabens acaba diluindo o verdadeiro sentido de marcos históricos como este. O de instigar a nossa reflexão. E ao refletir, buscar mudanças que nos ajudem a criar um mundo melhor para todos. Assim, deixo aqui a minha homenagem à mulher que há milênios sofre contra a opressão e à covardia machista e não cansa de lutar por sua merecida dignidade, respeito e admiração, sem nunca ter abandonado sua vocação de dar a luz, cuidar, nutrir e acalentar. Pena que a maioria dos homens ao crescer, não amadurecem na mesma proporção e esquecem facilmente quem foi que nos deu a vida. Que cuidou de nós na fase mais importante e delicada do nosso crescimento. Até porque, separar a nossas mães de outras mulheres é fácil né? Difícil é lembrar que nossas mães também são as outras mulheres e as outras mulheres também são ou serão mães de outros seres humanos. Segue um texto que conta de forma bem resumida a história do dia de hoje, e em seguida uma música deYoussou 'N Dour e Peter Gabriel em homenagem à mulher!

Parabéns mulheres. Parabéns por todos os dias e noites. Parabéns por não desistirem de seus filhos, irmãos ou companheiros. Obrigado por acreditarem que um dia possamos abandonar nossa teimosa adolescência. Esse dia pode estar bem próximo! Obrigado por servirem de exemplo sem a obrigação de ostentar perfeição. Basta a inspiração. E haja expiração para tanta paciência... Obrigado!

O DIA DA MULHER

O Dia da Mulher tem origem nas manifestações de grupos femininos russos, que lutavam por melhores condições de vida e trabalho. Também tinham uma postura contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Porém, a ideia de reservar um dia da mulher já havia aparecido desde os
primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, em meio às lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

A proposta do Dia Internacional da Mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.

Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Foram registradas 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle é, até hoje, o pior da história de Nova Iorque.

Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no começo do século, até a década de 1920. Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, a data tornou-se elemento de propaganda partidária. Nos países ocidentais, a comemoração caiu no esquecimento por um longo período e foi somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas do público feminino.

Balançando a árvore
https://www.youtube.com/watch?v=JduG0nT1Q3s

Esperando o seu tempo, sonhando com uma vida melhor
Esperando o seu tempo, muito mais do que apenas a esposa de um
Você não tem que fazer o que sua mãe fez
Ela fez
Esta é a sua vida, esta vida nova começou
É o seu dia, Dia Mulher.
É o seu dia, Dia Mulher.
Virar a maré, você está na onda da vez
Virar a maré, você sabe que é escravo de ninguém
Encontrar seus irmãos e irmãs
Quem querem ouvir toda a verdade que há no que você diz
Eles podem apoiá-lo quando você estiver no seu caminho.
É o seu dia, Dia Mulher.
É o seu dia, Dia Mulher.
Mudando seus caminhos, mudando os que cercam você
Mudando os vossos caminhos, mais do que qualquer homem pode fazer
Abra seu coração para mostrar-lhe a raiva e a dor que você pode curar
Talvez ele esteja procurando seu lado feminino, deixe ele sentir
Você tem que ser tão forte
E você não faz nada de errado
Nada de errado!
Temos que conscientiza-lo
Nós vamos agitar
Todos ao redor da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.